set 14 2021

'Vaca louca' paralisa mercado de boi gordo em MT; preços caem pouco


Em Mato Grosso, o mercado do boi gordo retraiu-se na última semana, após o governo brasileiro registrar dois casos atípicos do mal da "vaca louca” no país. As ocorrências levaram o Ministério da Agricultura a suspender as exportações de carne à China, principal comprador da proteína brasileira. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), houve interrupção quase completa nas negociações no Estado, com operações apenas pontuais, voltadas ao mercado interno. Ainda assim, os preços caíram pouco. Na semana passada, o preço médio da arroba para pagamento à vista ficou em R$ 298,73 para o boi gordo e em R$ 286,58 para a vaca gorda, quedas de 0,17% e 0,39%, respectivamente. Os contratos futuros recuaram mais de 5%.

“É importante destacar que a queda só não foi mais intensa porque parte dos agentes estava fora das compras, e as indústrias que sempre atenderam ao mercado interno mantiveram seus preços”, disse o Imea, em relatório.

Valor Econômico