dez 31 2020

Benedito Rosa: Brasil vive cenário de desestímulo à produção de leite


A alta demanda de alimentos elevou os preços das commodities em 2020, causando impacto em diversas cadeias produtivas no Brasil, como a pecuária de leite. Mesmo com a produção e consumo firmes, o setor que não exporta ficou mais vulnerável que outras culturas quando o assunto é rentabilidade.

Na avaliação do comentarista do Canal Rural, Benedito Rosa, a pecuária leiteria foi surpreendia pelos efeitos da pandemia. “No início do ano, o segmento previa uma queda nos preços e no consumo. No entanto, o que se viu foi uma mudança no hábito de consumo, aumentando a demanda por produtos como queijos e manteiga, que por sua vez foi influenciada pela injeção de recursos na pandemia. Os laticínios ficaram sem estoques e os preços regiram no mercado interno”, avalia.

No entanto, os custos da atividade subiram e a captação de leite não aumentou como o esperado neste fim de ano, provocando um cenário desafiador. “A dor de cabeça do produtor foi o aumento nos custos da ração, que representa um terço do custo fixo. A soja subiu em Chicago e milho chegou a preços nunca vistos no mercado interno. Com a rentabilidade em baixa, o que nós temos é um desestímulo à produção, que deve seguir em 2021, pois os preços dos insumos não devem mudar em curto prazo”, observa Benedito Rosa.

Fonte: Canal Rural