ago 29 2019

Embrapa recebe prêmio por Ideas for Milk


A Embrapa recebeu, na segunda quinzena de agosto, o prêmio Learning & Performance Brasil 2019/2020. A premiação busca promover o compartilhamento das melhores práticas em desenvolvimento de talentos e gestão de performance, selecionando projetos de transformação digital de negócios. O projeto que motivou o prêmio foi o Ideas for Milk, criado há três anos pela Embrapa Gado de Leite. Junto com a Embrapa, foram laureados projetos do Bradesco (Plataforma MEI); do Banco Digital NEXT; do município de Barueri-SP (Barueri Cidade Inteligente) e do Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

A solenidade de Premiação ocorreu no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo-SP e foi presidida por Vicente Falconi, da Falconi – Consultores de Resultado. Pela Embrapa, estiveram presentes à solenidade o presidente da instituição, Celso Moretti, e o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins. Segundo Falconi, o Learning & Performance se propõe a “reconhecer feitos de organizações que não se contentam em fazer o mesmo, que aceitaram correr o risco de inovar e fazer diferente para gerar valor para a própria organização e para a sociedade”.

Para Moretti, o prêmio evidencia que a Embrapa está conectada com a transformação digital, cumprindo sua missão de se reinventar sempre, antecipando-se às mudanças para que o Brasil mantenha sua condição competitiva no agronegócio mundial. Martins, por sua vez, destaca que o objetivo inicial do Ideas for Milk era levar a Embrapa Gado de Leite para o mundo da transformação digital. “Mas, após três anos, percebemos que fomos muito além. Trouxemos toda uma cadeia produtiva para a transformação digital e criamos, em rede, o primeiro ecossistema de inovação do agronegócio brasileiro”, destaca.

O Prêmio Learning & Performance Brasil foi criado em 2012 e é uma evolução do Prêmio e-Learning Brasil, promovendo o compartilhamento das melhores práticas em desenvolvimento de talentos e gestão de performance. Já foram reconhecidos mais de 150 projetos em 18 edições, desde que a premiação foi instituída.

Ideias para o leite

O Ideas for Milk é uma ação desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com o Agripoint, Kick, Carrusca Innovation, Qrânio, Bovcontrol e universidades brasileiras. Reúne um desafio de startups, um hackaton (batizado pela instituição de “Vacathon”) e eventos de mobilização em instituições de ensino, batizada de Caravana 4.0. O objetivo é buscar soluções digitais para os problemas do agronegócio do leite. A ação foi laureada na modalidade Governamental, com foco em Business Digital Transformation. As práticas do projeto da Embrapa, destacadas pelo Institute for Learning & Performance, foram:

– Promover a mudança do mindset da Embrapa, que é a principal empresa de geração de soluções tecnológicas do agro, no mundo tropical;

– Criação de um único ecossistema do agronegócio brasileiro;

– Crescente atuação em rede que vai possibilitar que o Brasil continue competitivo na produtividade de alimentos no mundo 4.0.

Este ano, a Embrapa Gado de Leite lançou a quarta edição do Ideas for Milk. “Queremos continuar fomentando o surgimento deste ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capazes não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”, diz Martins. A iniciativa rendeu frutos e outras unidades da Embrapa já possuem ações semelhantes, como a Embrapa Suínos e Aves (Inova Pork), a Embrapa Meio Norte (Ideas for farm) e a Embrapa Café (Avança Café), além de ter inspirado outras instituições, como o Senar Goiás (Desafio Agro Startup).

Portal DBO