jul 24 2019

CNA e Cepea analisam custos de produção de leite em Santa Catarina


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) realiza até quinta (25), em Santa Catarina, paineis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção da pecuária de leite.

Na segunda (22), produtores rurais do município de São José do Cedro e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) participaram do encontro.

Segundo o assessor técnico da CNA Thiago Rodrigues, foi uma oportunidade de discutir os principais gargalos do sistema produtivo e os desafios em relação aos custos de produção.

“Nós observamos que o produtor da região consegue obter uma margem bruta por litro de leite satisfatória e uma margem líquida positiva. Consequentemente ele se mantém na atividade em curto, médio e longo prazo”.

Thiago explica que na propriedade modal a mão de obra é familiar e com isso o produtor consegue maior retorno econômico. Com relação aos custos com desembolso, de R$ 0,99 centavos/litro, R$ 0,40/litro centavos são gastos com concentrado (alimentação).

Para o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Fernando Schneider, o painel auxilia o produtor a identificar os custos da atividade leiteira. “Muitos têm dificuldade de fazer uma boa gestão das despesas, pois muitas coisas precisam ser avaliadas. Essa ferramenta será fundamental para o sucesso de todos”.

Na terça (23), foi a vez do município de Chapecó receber a visita dos técnicos do Campo Futuro. O produtor de leite José Araújo participou do encontro e disse que a iniciativa mostra a realidade do dia a dia da fazenda e onde estão os gargalos que precisam ser solucionados.

Os levantamentos continuarão na quarta (24) e na quinta (25), nos municípios de Treze Ilhas e Braço do Norte, respectivamente.

Notícias Agrícolas