ago 2 2019

Incerteza econômica reduz demanda por carne bovina


As revisões negativas para o PIB brasileiro este ano e as incertezas em relação ao futuro da economia brasileira seis meses depois da eleição do governo Bolsonaro corroboram para uma demanda enfraquecida por carne bovina. é o que aponta o boletim semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“A espera da população pela retomada de uma conjuntura mais estável, reflete no mercado pecuário, configurando a atual demanda enfraquecida”, explica a instituição. O Imea lembra que, com este cenário, muitos frigoríficos moderaram suas compras para evitar grandes estoques. Com isso, a escala de abate em Mato Grosso ficou em 6,29 dias na última semana, decréscimo de 0,82 dia no comparativo semanal.

Do lado da oferta, a Instituto ressalta que há maior disponibilidade de animais em São Paulo e Mato Grosso devido ao efeito manada após a retenção de animais observada quando foi constatado um caso atípico de mal da vaca louca no Estado. Diante desse cenário, o preço do boi gordo fechou a semana a R$138,11/@ em MT, queda de 0,16%. Já o da vaca gorda ficou em R$129,27/@ no Estado, recuo de 0,22%.

Beef Point