jul 18 2019

Preço do leite deve cair em julho, alerta Cepea


O preço do leite pago ao produtor deve registrar queda “expressiva” neste mês, segundo avaliação do Cepea. Em seu boletim mensal de avaliação do setor, o Centro de Estudos destaca as “as fracas negociações de derivados no mês anterior e as margens espremidas das indústrias”.

“A dificuldade dos laticínios em repassar a valorização da matéria-prima ao consumidor deve pressionar as cotações ao produtor já em julho (referente à captação de junho)”, aponta a instituição em nota. Pesquisas do Cepea ainda em andamento indicam que a redução pode variar de 5% a 12% em relação a junho.

Ainda de acordo com o Cepea, a indústria encontra-se em uma “encruzilhada” que dificulta a realização de prognósticos sobre o mercado. Se, de um lado, há dificuldade para escoar a produção, com vendas fragilizadas, de outro tem havido maior concorrência na aquisição de matéria prima.

“Desde 2017, muitos produtores deixaram a atividade e boa parcela dos que ficaram estão endividados (…) Mesmo com os altos preços no primeiro semestre e a relação de troca com o milho favorecida, a produção de leite neste ano pode variar pouco em relação ao volume de 2018”, avalia o Centro de Estudos.

Portal DBO