dez 12 2018

InterCorte define estratégias para alta produtividade na pecuária


A equipe de reportagem do RVTV esteve presente na etapa paulista, em novembro (veja vídeo no link: https://rvtv.com.br/2018/12/12/intercorte/).

Em 2018, a InterCorte ocorreu em Cuiabá (MT), no mês de março, com a participação de 1.500 pessoas, Marabá (PA) em maio com 1.050 participantes e em São Paulo (SP), nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

O evento oferece uma série de projetos e iniciativas que contribuem para disseminar informação, conhecimento, discussão e tecnologia aos produtores para melhor aproveitamento do mercado em que estão inseridos e busca aproximar consumidores de carne em diversos locais do Brasil.

Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.

A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor.

Além da InterCorte, a plataforma ainda promove eventos como a Interconf, InterGrãos e ações como o movimento #SomosdaCarne, a Beef Week, “Você Sabia” e “Caminho do Boi”, visando sempre o crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil.

Destaques da InterCorte 2018, etapa São Paulo
Caminhos da ILPF – Um dos destaques na edição paulista foi o desdobramento do projeto “Caminho do Boi”, o “Caminhos da ILPF”, que é coordenado pela unidade de Referência Tecnológica do Instituto de Zootecnia (IZ) de Ribeirão Preto,

O projeto detalhou aspectos da integração lavoura-pecuária-floresta, uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. O painel contou com uma área virtual, com a utilização da realidade aumentada.

GPB em Ação – Caminhos do Balizador – Painel promovido pelo Grupo Pecuária Brasil – GPB para discutir ferramenta de balizador de preço da arroba criada pelos pecuaristas.

Painel GTPS – Carbono – Visão prática pela ótica da pecuária
Promovido pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), o painel tem como tema central as oportunidades de mitigação das emissões por meio de sistemas bem manejados de pastagens.

InterTech Agro – programação de conteúdo específico desenvolvida para apresentar tecnologias que facilitam a gestão das propriedades e geram mais eficiência à produção animal.

Durante os três dias de programação, um júri formado por representantes do setor assistiu apresentações de startups e votaram nas três melhores, que foram premiadas no encerramento do painel. A startup Olho do Dono, que oferece um serviço de monitoramento do peso de bovinos em fazendas, foi a vencedora do prêmio.

“Caminhos do Boi 7.7.7.” – Técnica desenvolvida há sete anos pelos pesquisadores do Polo Regional de Colina da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Gustavo Siqueira e Flávio Dutra.

O painel apresentou um panorama geral do conceito, que permite reduzir a idade de abate dos animais e aumentar o peso de carcaça.

O sistema tem como meta que o animal alcance sete arrobas na desmama, sete na recria e outras sete na engorda, totalizando 21 arrobas no momento do abate, daí deriva o nome “Boi 7.7.7”.

Este resultado é obtido em dois anos, no máximo. No sistema tradicional de produção são necessários, no mínimo, três anos para o animal atingir 18 arrobas.

“Caminhos da Comunicação – A comunicação além da porteira” – o jornalista Ricardo Boechat reuniu profissionais ligados aos setores de trigo, cacau e algodão para uma troca de informações sobre boas práticas e projetos destes segmentos do agronegócio, que podem servir de inspiração para a pecuária se comunicar melhor com a sociedade.

Alimentos preparados – O mercado de alimentos preparados foi destaque do painel “A carne além do churrasco”, promovido pela JBS. Foram oferecidas palestras que apresentaram aos participantes informações sobre o setor, que tem conquistado espaço no Brasil e no mundo.

“Touro de Ouro” – entrega do prêmio promovido pela Revista AG há 10 anos, prestigiando as empresas mais lembradas do setor pecuário, em 35 segmentos diferentes, incluindo duas novas categorias inauguradas em 2018: Aplicativo para Pecuária e Programa de Avaliação Genética.

“Caminhos do Leite” – Pela primeira vez, a InterCorte São Paulo abriu espaço para a pecuária leiteira, em um painel. Denominado “Caminhos do Leite”, o espaço reuniu representantes de diversos elos da cadeia produtiva do leite para debater o cenário atual e os desafios da produção leiteira no país, além de apresentar casos de sucesso.

Fonte: RVTV